sábado, 31 de julho de 2010

Religião, Deus, Inferno e essas coisas



Provavelmente tenho uma opinião sobre religião um pouco diferente das outras pessoas. Não sou religiosa; não vou à Igreja aos domingos, não faço orações, não tenho uma Bíblia, ouço, leio e faço coisas que são supostamente proibidas... Enfim! Sou revoltada, eu sei. Porém não sou ateia; não duvido da existência de um Deus, e adoro discutir sobre religião. Acho que sou um meio termo: um quase. Não só uma quase-ateia ou uma quase-religiosa, mas uma quase-decepção, uma quase-editora de moda, uma quase-resposta, uma quase-tudo.
Mas sabe, não estou aqui para falar de mim. Às vezes eu mesma me canso de mim. Sei dos meus riscos: minha amiga me disse que vou queimar no Inferno por escrever isso. Meu medo maior é do que os leitores irão achar, deixando claro que a intenção do blog não é impor estereótipos de opiniões ou modo de vidas, mas de te deixar com um olhar mais aberto em relação à tudo.



Cara, eu me canso de ouvir sempre aquele "vá com Deus", "graças a Deus", "ai meu Deus", ou até aquele adesivo nos carros antigos com um "Jesus te ama". Tanta crença e infiltração na cultura sem ao menos saber se Ele (antes que perguntem, é uma regra gramatical.) realmente existe.
Acho isso uma grande falha humana. Talvez eu seja daquelas "ver para crer", mas toda essa veneração pode fazer mal. Afinal, tudo em excesso é ruim. Se uma fã de Justin Bieber se suicidou por causa do infeliz (sem desrespeito aos fãs.), imagine o que muitos já não fizeram por Deus e essa coisa toda.
Em nenhum momento pedi que você parasse com a crença (e nem me permitiria), de jeito nenhum, só imponha limites. Não chegue ao suicídio, por favor, não queira dar uma de Jesus e pedir pros coleguinhas se vestirem de romanos e te pregarem em uma cruz. Isso seria idiotice, e não amor à Deus.
Sejamos sensatos. Aqueles crentes que vivem por Deus, será que não se escondem colocando a culpa com aquele "porque Deus quis", abaixam a cabeça rendendo-se à regras e vivendo em um mundo de ignorância e perplexidade? Um pensamento obsoleto e até inseguro, de pessoas que têm medo de viver e assumir a culpa.
A vida é feita de escolhas, meu caro. Se este estereótipo de Deus em que todo mundo acredita de fato existir, não acho que Ele vá mudar sua vida. Você que irá mudá-la, com suas atitudes. Não passe sua vida esperando por milagres, viva com intensidade, crendo em Deus ou não.



Acho que não deixei muito claro minha opinião quanto à Deus.
O fato é que, não acredito no Deus cristão. Sabe, sou meio cética, o que acaba criando uma certa desconfiança quanto à religiosidade. Acho que acredito muito na Lei de Lavoisier: "Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.", o que acaba me deixando com um pensamento meio desesperançoso.
Não vou negar que não acredito em Deus, porque estaria mentindo. Só que meu conceito de "Deus" provavelmente é diferente do seu; não vejo aquela luz divina que tem poder sobre tudo e todos. Eu simplesmente julgo "Deus" como a palavra, que define a força que deu início à vida e à matéria. E essa força vai depender da sua crença, porque apesar da teimosia, não há fatos que comprovem o que deu início à tudo.
Tenho minhas dúvidas, devemos sempre estar abertos à novas opiniões e teorias, sem mais.
Sou assim quanto à vida após a morte também. Não acredito que haja um "depois", acredito que iremos acabar em uma imensidão do vazio, onde seremos lentamente decompostos por microorganismos. A não ser que você seja cremado.
Mas vou deixar a questão em aberto, só quis expressar minha opinião. Você acredita no que quiser, não há uma ditadura religiosa.
Porque eu não vejo nexo em nenhuma das religiões. Hipocrisia pura, não?



Hipocrisia! Aí está outro ponto a ser colocado em questão.
Por exemplo, no século XIV, no período do Renascimento (sim, aquele movimento que possuiu artistas como William Shakespeare, Leonardo da Vinci, Galileu Galilei e Michelangelo), as pessoas começaram a notar algumas... Bem, coisas estranhas acontecendo no meio religioso, no Clero, o que acabou fazendo com que a Igreja Católica começasse a perder a força.
Após as mudanças no modo de pensar, alguns clérigos tentavam levantar a Igreja, tendo boas atitudes frente aos fiéis e mudando os hábitos.
Mas a maior parte do Clero não agia assim, pelo contrário, não eram fiéis ao celibato e nem à castidade. Além disso, muitos padres vendiam indulgências e praticavam simonia e nepotismo. E pior, quem reclamasse do comportamento era excomungada.
Para quem se assustou com essas atitudes, não fique aliviado por não ter nascido naquela época, pois isso ainda existe hoje, e com muito mais frequência do que imaginamos. A Reforma Protestante foi um movimento que mudou muito a forma das pessoas verem a religião cristã, mas que apesar disso, não ajudou muito a combater consequências futuras.
Por isso acho religião uma coisa que complica muito a vida das pessoas. Quero deixar bem claro que não estou me especificando no Cristianismo, mas sou meio contra todas as religiões.
Me diga, quanta gente não ganha milhões e milhões tirando proveito da crença das pessoas? A maioria não enxerga, mas tem muito padre safadinho que "cura" pecados em troca de dinheiro. Agora quase ninguém acredita nisso, mas e aqueles que vendem um objeto vulgo sagrado para pessoas que têm muita fé? Pois é coleguinha, além de padres pedófilos, parece que voltamos ao século XIV.
Sem querer ofender ninguém, mas por que existem tantas religiões? De onde vieram seus fundamentos? Certamente alguém tirou isso de algum lugar, porque acho meio suspeito houverem tantas versões de uma coisa só. Cara, você pode escolher a religião que quiser, e seguí-la com fé.
Mas... Religião deveria ser algo mais pessoal. Não vejo motivo para criar tantas organizações com gente seguindo algo que algum louco disse e se espalhou pelo mundo. Desta forma, não haveriam tantas guerras.
Lógico que, religião não flutua em um mar de hipocrisia. Todos os livros sagrados têm ótimos quotes, a Bíblia, o Alcorão, o Rig-Veda, a Torá e vários outros livros que existem por aí.
Confesso que não gosto da religião (a ditadura delas, a forma que ela é utilizada e os padrões de vida que são impostos), tanto que não tenho uma, desde que seja usada com boa conduta. Ela cria laços, dá forças para viver, fornece ótimo conhecimento...
Enfim. Religião é como estilo: você cria o seu, ou segue um deles.

Sinceramente não acho que algo vá mudar o mundo se for tratar de religião. O melhor a fazer nesse caso é a independência e senso crítico: ter noção do certo e errado, criticar e colocar assuntos em questão, não deixar ser influenciado pelo lado negro da Força e ser uma boa pessoa.




... Talvez eu vá mesmo pro Inferno, xx.

12 comentários:

Catarina disse...

eu faria um texto gigante e filosofico, mas to com dor de cabeça

pra mim religião é apenas algo pros humanos se incentivarem e aumentarem o seu ego, além de acreditarem em algo que não existe apenas para se sentirem protegidos do destino,
essa é a MINHA opinião, não to falando que todos são assim e não vim com preconceito. Existem pessoas religiosas boas SIM, mas eu falo isso sobre o imbencil que criou algo tão controlador de mentes quanto isso. As pessoas que a seguem e interpretam como querem não tem nada a ver.

Mih disse...

Assim Babi, eu acho que você soube expressar sua opinião só tipo, muito bem. Você tem um vocabulário ÓTIMO e não enrrola na hora de escrever sabe ? Você soube se expressar sem atingir de alguma forma quem é realmente religioso e sei lá. ficou ótimo Babinha. <3

Fábio Kubagawa disse...

O problema não é com Deus, é com o fã clube dele.

Anônimo disse...

O.Catolicismo.É.Apenas.Uma.Das.Vertentes.Do.Cristianismo.

Se a Igreja Catolica mandava queimar sei lá quem, a culpa foi DO PAPA/BISPO/WATHEVER(não me lembro quem "comandava" a católica naquela época). E não do Cristianismo. Não da Bíblia.

E nenhuma amiga sua disse que tu ia se queimar no fogo do inferno, isso é invençãozinha sua pra encher linguiça no post. Ou pra dar um ar de "oi, sou corajosa e absoluta bgs" ;3


Acho que as aulas de Ensino Religioso deveriam ser um pouco mais reforçadas nas escolas :/

Bárbara Tanaka disse...

Acho que deixei bem claro no post que ninguém precisava concordar comigo, eu só queria expressar a minha opinião e é isso que fazemos no blog, não para agradar ninguém. O resto é consequência, e educação é bom e todo mundo gosta.

Sim, a culpa com certeza é da pessoa, por isso que eu disse que religião não é uma coisa ruim e que todos podem seguí-la com fé. Eu estou criticando o conjunto, e não um elemento. Minha intenção não foi desrespeitar ninguém, e acho que nem fiz isso. Eu respeito a sua opinião, você respeita a minha.

Cara, você não me conhece, não tem moral para falar do que meus amigos dizem sobre mim. O que eu coloquei foi por uma brincadeira, não pra me achar ou algo do tipo. Acho que tenho meus direitos :D

Concordo, acho que muita gente ainda não aprendeu a ter olhar aberto e respeitar outras opiniões.

Orii disse...

"E nenhuma amiga sua disse que tu ia se queimar no fogo do inferno, isso é invençãozinha sua pra encher linguiça no post."

Você deve conhecer muito bem a Babi pra falar isso né. Parece que as pessoas de incomodam com o que os outros falam ao invés de olhar pro próprio nariz, eer.

Adorei o post :]

Henrique Witos disse...

Acho importante pensar no que as religiões, para falar de modo geral, passam aos indivíduos que as seguem.
Apesar dos inúmeros casos lamentáveis, muitos citados no seu texto, há também diversos bons exemplos, que merecem ser lembrados e citados: várias organizações religiosas orientam seus seguidores a serem solidários (organizando campanhas de doação e distribuição de agasalhos e alimentos), conseguem estabelecer harmonia em relações conturbadas (marido e esposa, pais e filhos, irmãos), organizam viagens para locais pobres e deixados de lado por boa parte do mundo para cuidar de doentes ou amenizar o efeito das guerras.
Todas essas ações, boas ou más, são pensadas e executadas por homens e mulheres, seres humanos, falíveis. Algumas pessoas optam por usar suas influências (oratória, convencimento, carisma) para o mal - indulgências, nepotismo, pedofilia - mas outras usam essas mesmas influências para o bem - solidariedade, fraternidade, honestidade.
Todo esse conjunto de atitudes é tipicamente humana, não tem nada a ver com existir ou não um Deus, seja ele qual for. O que seria fundamental para as pessoas, para também falar de um modo geral, seria uma atitude crítica melhor. Saber ver, analisar, notar, se a organização religiosa a qual pertence se presta a bons ou maus serviços sociais, se faz bem ou mal estar lá, se essa organização trouxe coisas boas para sua vida.
Se as ideias de uma determinada Igreja não desrespeitam o meio público, não molestam outros indivíduos, não há problema algum em participar desta Igreja.
Qualquer organização religiosa deve pensar na sociedade, e normalmente as organizações pautam suas "ordens" pensando no coletivo, exemplo disso é o conjunto de leis que conhecemos por 10 mandamentos: apesar deste texto ter sido "divinizado", nada mais é do que um conjunto de normas para que a sociedade conviva sem agressões, roubos ou tumultos.
Por outro lado, qualquer um pode ser 100% ateu, há o livre arbítrio - legal e religioso - que permite isso. Se esse sujeito for honesto, prestativo, leal, educado, tiver senso de justiça e seguir as leis, provavelmente ele vai viver bem tranquilo e, caso realmente exista um Deus, este deverá premiá-lo no mundo espiritual, mesmo que não tenha sido uma pessoa religiosa.
Não acho certo as pessoas culparem Deus por atitudes que são humanas. Acho perigoso pensar que qualquer religião é ruim. Mas é importante sempre estar aberto a conhecer e debater atitudes e crenças diversas.
Fez sentido todo esse texto? Bom, qualquer coisa, podemos conversar mais!

Anônimo disse...

Eu concordo que há muitas religiões e que cada vez mais, vem surgindo outras, creio que a maioria delas surge não pela fé das pessoas mas, pelo dinheiro que arracam dos fiéis.
Mas, não vamos generalizar... Já conheci crentes hipocritas e crentes de cabeça aberta, já conheci crentes misericordiosos e crentes que não tem dó nem da sombra...Depende, vc não pode achar que conhece uma crença, religião e/ou doutrina por uma pessoa só, que conheceu e achou ignorante.
O que não entendo é como vc acredita em Deus mas, também que o universo ocorreu ao acaso, por acidente. Ou como vc acredita em transformação, em progresso, mas depois da morte acha que viramos o nada, perdemos nossa individualidade, que progresso é esse? Ou seja, vc se contradiz ...
Eu particularmente, acredito em Deus, acredito na Bíblia, não levo tudo ao pé da letra, obviamente, entendo que muita coisa é alegoria do povo da época, acredito em Jesus, acredito em seres de outros planetas, acredito no Bem, sei que existe o Mal também, acredito em fantasmas, acredito na meditação, acredito nos Bons espirítos, acredito na reencarnação e etc...
Me considero evangelica, às vezes, vou a igreja, às vezes não,aí, eu faço eu mesma minha igreja, em casa. Também sou Espirita Kardecista, o que me ajuda a interpretar a vida e a Bíblia de outras formas.
É claro que na primeira vez, que eu fui numa igreja evangelica e contei que eu era espirita, tentaram me exorcizar e todos aqueles rituais comuns, diziam que eu servia ao demônio...Mas, como o demônio não se apresentava, eles pararam de tentar...Conheço a Bíblia, faço minha oração e tudo bem, procuro perdoar a ignorância das pessoas, pois também sou ignorante em muitos aspectos. Erro bastante, sou alguém que busca melhorar mas, no caminho cometo erros como todo mundo.
Bom, se eu pudesse te dizer uma coisa, te diria uma só, esteja aberta a tudo, esteja aberta também a encontrar boas igrejas, boas pessoas no mundo, esteja aberta a possibilidade de transformação. Não despreze nenhuma religião ou doutrina, o verdadeiro sábio é aquele que vê e ouve sem preconceitos e vê se há aplicação ou sentido para as coisas. Às vezes, alguém me diz alguma coisa de outra religião, eu escuto, não tem problema ouvir, às vezes, digo o que penso...E assim é...
Perceba que o problema não é a religião, mas a ignorância humana. Se fosse só a religião acabaríamos com ela, e não teria mais guerras, ataques terroristas, nem maldade no mundo. Mas, os males do mundo estão conectados a ignorância, este sim,é o grande mal. A religião é criada pelos seres humanos logo, está sujeita a ignorância deles.
Tenho amigos de várias religiões e gosto muito de conversar a respeito com eles e vou te dizer uma coisa, a maioria deles, conversa comigo, não tenta me doutrinar, nem nada, apenas conversa comigo.
Fique em paz!
:D

Bárbara Tanaka disse...

@Orii: Obrigada, nhoc <3

@Henrique Witos: Sim sim, concordo com você, tanto que deixei claro - ou pelo menos tentei - que a religião não é algo ruim. Não estou julgando uma pessoa, mas o conjunto delas, a própria organização religiosa, que definitivamente é um meio de falsidade. Mas como você citou, os casos variam de pessoa em pessoa, eu certamente falhei em não citá-los e provavelmente acabei passando uma imagem somente ruim da religião e tal. Eu particularmente não gosto, mas super apoio pessoas que conseguem isso. Enfim, muito obrigada pela opinião, professor <3

@Anônimo: Exatamente! Não critiquei nenhuma religião em específico, só levei o Cristianismo em conta por ser o mais popular (apesar do Islamismo estar crescendo bem mais atualmente, hm.), e o utilizei para exemplificar, com a Reforma Protestante e o Renascimento. Minha intenção não foi desrespeitar nenhuma religião em si, mas o conjunto delas. Sabe? Até tentei mostrar o que a humanidade faz contra si mesma, e não falar que o sistema é ruim.
E quanto à contradição, acho que deixei um pouco confuso. Depende da conotação do "nada"; não quis dizer o "nada" religioso, mas o "nada"... Material. Digo, eu escrevi sobre a Lei do Lavoisier, e esse "nada" seria que, não iremos para o Juízo Final ou virar fantasminhas ou algo do tipo, mas que seremos simplesmente decompostos pela Natureza. Entende? Quanto à Deus, acho que não precisa de explicações, meu conceito sobre Ele é diferente.

Anônimo disse...

Acho que entendo, sim.
Olha, Babi, uma parte da minha família era católica e umbandista, eu não gostava, eu não gostava de ir a igreja católica e fazer aquele praxe, senta e levanta, agora tem essa fala, reza assim e assado, depois tem esse canto,eu não entendia nada que o padre dizia, sotaque horrendo pois, era espanhol..Eu não gostava das imagens tristes dos santos católicos. Mas, também não gostava da Umbanda, do cheiro do incenso, das pessoas baixando os espiritos, do cheiro de pinga e de charuto...Minha mãe me levou no centro, quando eu tinha cinco anos, foi traumatizante, as Baianas vieram e jogavam baforadas de charuto em mim e cuspiam no chão perto de mim...Fiquei tão enjoada que minha mãe teve que me tirar de lá, pois eu quase vomitei no chão. Todo a minha essência dizia não quero ficar aqui!
A outra parte de minha família era evangelica fervorosa, eu não gostava do fato dos pastores berrarem nos cultos, de não aceitarem os homossexuais, de dizer como senhores da verdade, quem iria para o inferno ou não, eu não gostava do exorcismo e dos objetos com suposto poder de cura, um rosa santa, uma pedra, um sal, um azeite, um sabonete ungido, eu controlava a risada quando, eles começavam a falar em linguas estranhas...Olha, para te dar um exemplo, minha tia era tão fervorosa que se caísse um vassoura no chão ou qualquer coisa quebrasse, ela dizia que era o demônio e gritava que estava amarrado...Para ela não podia ser o vento ou uma má posição da vassora ou a qualidade do produto que era uma porcaria, mas sim o demônio...
Eu não aceitava essas religiões, eu passei a achar que era tudo uma baboseira, uma inutilidade e adivinha, desacreditei de tudo, de todas as religiões e doutrinas, principalmente de Deus, virei ateísta,e passei a olhar o mundo com outros olhos, achei tudo uma desordem, as doenças, a misérias, as pessoas sofrendo e morrendo, as pessoas nas ruas, o sofrimento dos animais...Eu falei para mim mesma, que não havia nada além da matéria, que Deus não existia, porque se ele era bom, então, ele não permitiria o mal, então, eu só acreditava na matéria, nas ciências, em tudo que fosse provado, eu achava morremos e viramos pó...Simples assim, mas aí, um dia, eu estava no sofá de casa e vi uma mulher passar no meio de minha sala, não era um sonho, era real, eu ouvia passos e por vezes, me sentia como se estivesse sendo vigiada. Era um fantasma! Então, eu acreditei que era real, a explicação da ciência não me convencia. Eu cheguei a conclusão que a morte não era o fim, que talvez houvesse algo, algo maior, talvez Deus existisse, e aí, eu fui buscar minha espiritualidade, eu passei a ler os Salmos, eu passei a orar pelo espirito da moça que eu havia visto. Ela foi embora, assim como veio, nunca tinha visto nada assim, eu ria das pessoas que diziam ter visto fantasmas ou coisas parecidas...Mas, havia acontecido comigo, eu sabia que era real não dava para negar.
Resumindo, o que quero dizer é que a religião geralmente surge no momento de dor, de uma doença na família, de uma morte, de uma tristeza que nada do mundo material parace satisfazer...Ou de um momento único, num encontro inexplicável, que faz a pessoa mudar o modo de pensar e se questionar se a sua perspectiva não estava errada, para mim, foi assim que eu encontrei minha fé, minha religião, minha doutrina e mais do que tudo, Meu Deus.
Talvez algum dia, vc também tenha esse insight, este momento que também lhe fará questionar, buscar algo maior...
O seu post é interessante, principalmente porque vc não está sozinha, há muitas pessoas como vc, que não acreditam em muitas coisas, que tem concepções diferentes e não há nenhum mal nisso, porque, não se pode crer em algo, que não se sente como verdadeiro. Pelo menos, vc é honesta, quantos são os hipocritas que seguem as linhas traçadas, mesmo sem ver sentido nelas?
:D

Bárbara Tanaka disse...

Sim, como eu disse, estou aberta a novas opiniões e teorias. Não é porque sou meio cética que não posso mudar minha opinião.
E bem, apesar de eu achar essa história bem bizarra - já ouvi várias dessas -, eu sei lá, ainda tenho minhas dúvidas. Nesse momento eu não acredito, sinceramente, já que passei por várias tristezas e nada aconteceu. Sou meio independente com esse tipo de coisa, sei lá. Tenho medo, na verdade.
Enfim, ótimo comentário, muito obrigada :3

Anônimo disse...

vc é muito iginorante e nao sabe nada da vida tem que apreender o que é ser uma pessoa descente sua mal educada e cuidado em por que asssim se faz assim se paga tudo o que fazemos tem conseguencia
cuidado com essa sua lingua blasfemica

Postar um comentário