quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tribos, fakes, adolescentes, máscaras, etc.








leia ouvindo dickhead, kate nash

Me desculpem se o post pode irritar algumas pessoas, e até fazer com que percamos followers e leitores, mas é para isso que o blog serve.


De um tempo para cá parece que ficou quase que insuportável conviver com a maioria dos adolescentes ao meu redor (Ok que sempre foi difícil pra mim e). Não que esses problemas não existissem antes, mas parece que agora eles se expandiram de uma maneira inimaginável, e que até adolescentes com um grande potencial andam se prestando a papéis ridículos.

Vou ser bem claro, estamos cansados de garotas e garotos que colocam na Bio do Twitter: "Amo Starbucks. Vintage. Audrey Hepburn. Cinema francês." (espero não ter usado nenhum exemplo verdadeiro, cof), não pelo gosto em si, mas pelo fato de todos eles se esforçarem ao máximo para parecerem bacanas. Mas que no final do dia, são só adolescentes se iludindo.

Você viu Skins e quer ser como eles? Você já foi emo, colorido e agora fica exaltando "triângulos"? Pois é...

Individualidade é algo tão importante, é o que faz os seres humanos tão maravilhosos e interessantes. Mas é incrível o fato do mundo estar cheio de pessoas que fazem de tudo para serem o menos individuais possível e ficam seguindo tribos e modas momentâneas que são impostas por um grupo de pessoas.

Por exemplo, depressão e bipolaridade são duas doenças super graves (e sei disso porque minha mãe sofre doa última citada) mas me parece que boa parte da Twittosfera gosta de "se gabar" dizendo o quão bipolar são, e quantas vezes e com quantos tipos diferentes de giletes já tentaram se cortar. Tudo isso para parecer mais interessante? Provavelmente.

Eu queria poder dizer que "eles vão se arrepender disso no futuro", mas duvido muito, boa parte deles só vai ter o ego mais inflado ainda e sair dizendo por ai "o quanto curtiu na juventude". Outra coisinha, fumar e beber e ainda colocar no subnick do Messenger "LOL BEBI MUITO HOJE, DIVERSSAUM KKK" não te torna legal, rebelde, especial ou sei lá o que, só te torna um inconsequente desesperado por atenção.

Estou cansado de ver pessoas ouvindo o que não gostam para terem uma conta "maneira" no Last.FM, pessoas inventado terem lidos clássicos da literatura para terem um Skoob cheinho, pessoas criando Tumblrs para serem mais hipsters... E o pior, eles parecem acreditar nessa mentira, parecem acreditar que gostam de certas bandas, que já leram tais livros e que amam tais sites.

Lembrem-se, seus gostos não te tornam alguém mais interessante, e sim seus atos como pessoa. Eu mesmo sempre sofri bullying/fui odiado/fui rejeitado por ter opinião diferente, e sempre disse "duh" e passei por cima de tudo continuando sendo eu mesmo.

Não estou tentando generalizar ou ofender ninguém diretamente ou indiretamente, só comentando coisas que vejo todos os dias, e se você se sentiu "atingido", por favor, repense um pouco suas últimas atitudes. Peço desculpas se toquei na ferida de alguém, e deixo os comentários abertos para quem quiser concordar ou discordar de mim.

Alph está aqui para ouví-los, ou melhor, lê-los.

32 comentários:

Anônimo disse...

AMÉM.

romy disse...

Na verdade eu concordo com tudo que você disse. Mas eu realmente gosto de Vintage. Audrey Hepburn. E Cinema francês. E ao contrário de mtas pessoas que seguem modinha eu gosto disso há mto tempo. Eu tinha doze (tenho 18agora) anos quando assisti Bonequinha de Luxo e comecei a gostar da Audrey. Cinema francês nem se fala, tem gente que assistiu Amelie Poulain e já acha que é fã numero um ¬¬ Um grande me poupe é a única coisa que posso dizer. Mas o pior de tudo isso que você citou no post é gente que bebe, fuma, se droga e sei lá mais o que só pra parecer cool. Mais uma vez: Me poupe.
Adorei o post. Beijos ;*

Alph disse...

@Aline

Por isso não generalizei, sempre existiram e sempre existirão pessoas que gostam dessas coisas, simplesmente por gostar. O problema é que boa parte das pessoas que dizem gostar de certas coisas decidiram que isso é "cool" ontem, e gostam exatamente por achar "cool", não por realmente gostarem. xx, sweetheart :3

Jay disse...

Hey darling, parabéns pelo post (:

Concordei com quase tudo, principalmente com a coisa da bipolaridade. Fui na fazenda com meus primos esses dias, primos menores que eu (tipo 12, 13 anos LOL) e eles viviam brincando uns com os outros chamando de autista e tal. Mano, eu fiquei tão puto que expliquei a gravidade da situação. Na hora todo mundo ficou meio O_O, mas depois voltou a mesma coisa.

Confesso que já tentei alguma coisa pra ser ~~cool~~, mas desisti. Sabe, não foi tentando ser cool que eu tenho os amigos que tenho hoje em dia. Todos eles eu conquistei por mim mesmo.

E é isso que importa, sabe?

Enfim, acho que esse pensamento de individualidade do tipo "eu quero ser original e tal", só te afasta das pessoas. Por exemplo, se você tenta ser o Sr. Descolado sendo um tanto rude com as pessoas. Francamente, você não as ganhará desse jeito, não mesmo. E nessas comunidades tem tanta gente tentando ser original de forma esnobe que ninguém acaba gostando de ninguém e fica por aí, hihi.

A coisa da bebida, eu nunca pus uma gota de álcool na minha boca sem ser por engano, e não tenho a mínima vontade. Ressaca é castigo, acho que é seu corpo tentando te mostrar o quanto você é uma anta, rs.

Aaaah, paro por aqui, viu @_@

Aah, sim, só uma observação, acho que o bullyng está escrito errado hmm. Não seria bullying? Nem sei, viu. Enfim, Jay deseja aos dois um feliz ano novo S2

Carol Lapa disse...

Concordo com sua opinião, inclusive partilho alguns de seus anseios. Mas vale lembrar que se não existissem "tribos" ou "modas" não haveria também a possibilidade de ser individual o suficiente para rejeitá-las, certo? Só pra nos lembrar que os padrões são importantes, se não como poderíamos fugir deles? Alguém tem que dizer que ama de paixão o amarelo pra outro conseguir ser ouvido ao dizer que prefere preto. Já odiei e me revoltei com muitas coisas, desse gênero e de outros tantos mais graves, e hoje, vejo como é importante compreendê-los e aceitá-los. Fazemos todos parte de um grupo maior de idiotas que ainda tentam sobreviver a essa vida insana.

Estamos todos fazendo parte de grupos e opiniões conjuntas o tempo inteiro, não há como fugir da falta de originalidade em um mundo com mais de dois mil anos de idade.

Falando nisso, feliz 2011 pra equipe WATM! Visito-os todos os dias. Parabéns pelo post Alph, como sempre, curto muito a trilha sonora escolhida por vocês. Beijos e sucesso!

tayna disse...

Eu concordo, tambem ja to cheia desses adolescentes hipocritas que acham que segui um padrão é ser interessante.
Eu tenho 15 anos, ja quis seguir padrões eu cofesso mas acho que evoluir e hoje me pergunto: Como eu pude achar que aquelas pessoas eram melhores que eu?
Hoje tenho diverssos amigos que conquistei sendo eu "A menina estranha" e o mais engraçado que a turma Cool se aproximou de mim por me achar legal. É uma pena q tanto jovens se percam por ai achando que o que eles estão fazendo é legal e não ve algo tão claro: Fingi ser o que voce nao é não te leva a nada.

Alph disse...

@Jay Ahaam, acho que a "individualidade" se alcança sendo você mesmo, sabe? Porque NINGUÉM é igual, a única coisa que atrapalha isso são as pessoas tentando ser o que não são. Thank you, Jay, feliz ano novo para você também <3

@Carol Sim, sem contar que tribos nem sempre foram de todo o mal. Por exemplo, algumas tribos começaram grandes movimentos culturais e políticos, e foram super importantes para a história do país. O problema é que as tribos atuais não fazem nada além de "tirar a individualidade" dos ser e pregar futilidades o tempo todo. Adorei sua linha de pensamento, feliz 2011 para você também, xx.

@Tayna Acho que todos já passaram pela fase de tentar se enquadrar, sabe? É exatamente por issoq ue estou postando, para ~tentar~ mostrar esse pensamento à queme stá nessa fase. Feliz 2011, Tayna :3

Já disse o quanto amo os leitores do WATM?

Myla Christie disse...

É estranho como algumas pessoas fodem com a vida delas achando que é diversão.

Tipo essas garotas de 12, 13 anos que enchem a cara e depois vomitam com a ressaca.

Ou dos garotos que acham que fumar maconha é status.

O que aconteceu com a inteligência e a cultura? D:

Anônimo disse...

Concordo, e discordo.

Por um lado, concordo com o que escreveu: também eu já não suporto certas pessoas adolescentes, já não posso mais ver fotos do facebook com os nomes ao cantinho, do género: "-Renataaah' @" ou status do msn a dizer "Amuthe melhor amiga és como uma irmã" e no dia a seguir "acabou tudo, és uma falsa -.-", isso só prova que as pessoas estão querendo desesperadamente atenção, é. Porém, acho que não é nada anormal, a vida adolescente é assim, e sempre foi, não é novidade.

Depois... «Vou ser bem claro, estamos cansados de garotas e garotos que colocam na Bio do Twitter: "Amo Starbucks. Vintage. Audrey Hepburn. Cinema francês."» (...) «Lembrem-se, seus gostos não te tornam alguém mais interessante, e sim seus atos como pessoa.» Não concordo, acho que os gostos podem construir uma pessoa, uma personalidade. Claro que os gostos mudam... porém, acho que tudo isso nos muda como pessoas, ou seja, considero os gostos de alguém importantes.

Mas claro que quando os gostos não são VERDADEIROS, torna-se tudo diferente...

(PS. visito este blog regularmente, gosto muito, parabéns)

Anônimo disse...

cara, que vontade de te abraçar e apertar suas bochechas agora... SÉRIO! OBRIGADO! MUITOOO OBRIGADO!
eu sou uma adolescente (sou? tenho 14) e eu to de saco cheio faz mais ou menos 1 ano e meio, só que ficava meio mal de comentar isso com alguém porque achariam que tava me achando melhor do que alguém ou algo do tipo ou sei lá... sabe quando você tem algo muito grande e importe para expressar mas não acha ninguém que esteja disposto a escutar?
bem, já faz um tempo que esse tipo de atitude irresponsável e estúpida vêm me afetando de um jeito nem um pouco saudável. Porque isso de tribos e etc. não tem muito problema quando não passa de papo e atitudes irritantes, mas você tem noção de como é ter quase todos os seus amigos e grande parte dos melhores afundando sua vida em besteiras e dizendo eu nem importo só por causa de uma foto no tumblr ou um textinho suicida ou algum episódio de skins? é totalmente ridículo. nossa! nem sei como explicar
é até inimaginável de tão ..... (não sei que palavra usar para descrever meu desprezo)...
enfim *desabafo mode off* obrigado pelo ótimo texto

Dani disse...

Eu descobri quem é Audrey Hepburn nesse post
Alph, sou a pessoa mais desligada desse mundo, o que eu faria sem você?

Fernanda disse...

Essa é a primeira vez que estou comentando nesse blog. Eu já li alguns posts, através do posta vc do Papel Pop. Mas eu li o post da outra autora do blog (esqueci o nome dela ~sorry~) sobre o Paramore. Agora li esse post e vi que é um blog de qualidade! Simplesmente concordei com tudo o que você disse! TUDO. Eu tenho Tumblr desde junho porque eu gostava de uns blogs de lá e resolvi criar um pra poder seguir todos eles. E hoje a-mo o Tumblr. Mas tem umas pessoas lá que postam/reblogam coisas só pra passar de "cool". Sim, eu já rebloguei uma cena da Audrey em Breakfast at Tiffany's mas porque eu achei legal, não para passar de fã. Sempre tive curiosidade de ver os filmes dela -só vi algumas cenas no Youtube. Às vezes sinto pena dessas pessoas, mas muitas apenas estavam passando por uma fase e querem se encaixar! Comigo também acontece. Só espero que elas se toquem um dia.

Kevin disse...

Alph, eu super concordo contigo. Estão cheios de jovens assim no nosso país, cada vez mais a procurar de ser o descolado da vez ou o mais cult possível. Eu acho isso totalmente banal. Mas você quer ver como que daqui a alguns meses todos estarão pensando como a gente? Eles dirão que tentar ser cult te deixa sem personalidade e blá blá blá, todo o discurso dito por você e pelas as pessoas que comentaram. E é assim.
Isso já está começando até. Já viu a quantidade de gente que odeia Justin Bieber e Restart? Está aumentando a cada dia.
Eu curtia David Bowie há bastante tempo e quando alguém me pergunta qual meu artista favorito eu o cito, e já vem querendo me chamar de 'jovem alienado' e dizendo 'olha, tá querendo ser cult'. Eu não ligo. E acho que as pessoas que realmente gostam de coisas que tem rótulo de cult continue gostando.
E a propósito, gostei da sua linha de pensamento e de seus posts. Conheci você através do Poste VC do Papel Pop e agora sempre que der eu venho dar uma visita.

D disse...

Puxa as pessoas aqui gostam de escrever huahsuahs just kiddin concordo plenamente com tudo o que você escreveu, inclusive acho que a tendência é piorar a situação mais para frente, pois, sempre foi uma necessidade humana você se sentir aceito por um determinado grupo e com as mudanças de comportamente que surgem cada vez as pessoas serão "obrigadas" a gostar de alguma coisa só para se sentirem incluídas!! That´s all!!

windmill disse...

Eu tenho tanta raiva do fato de que agora gostar de clássicos e de starbucks e de toda essa coisa é modinha.
Eu só gosto da starbucks porque lá tem um muffin MUITO BOM qqq, gostar de muffins me faz mais cool? Oh wait, pra esses adolescentes, faz.

E quem sempre foi excluído ~desde criança~ porque fazia nerdices e preferia ficar em casa lendo um livro do que saindo com os amiguinhos?

Eles estão sujando um território que demorou pra ser construído e tentando ser legaizinhos pros amiguinhos que tentam ser legaizinhos também com isso.

Espero que essa coisa de tentar ser hipster/drugster e cult acabe logo.

Alph disse...

Ei, muito obrigado à todos, fiquei super feliz ao ler os comentários, xx :3

Alex disse...

Nossa, falou tudo! O pior é ver as coisas que muitas pessoas realmente gostam virando modinhas estúpidas e ver que as pessoas começam a agir de outra forma só para serem 'descoladas' e 'na moda'. É uma pena mesmo. Mas ótimo post, tá de parabéns! Até mais!

Espero que essa coisa de tentar ser hipster/drugster e cult acabe logo. ²

Anônimo disse...

cara, eu não concordo. UHAUAHUAHUAHUA
as modas servem para fazer as pessoas conhecerem coisas novas, e não é ruim do jeito que você fala .-.

acho que os adolescentes ja tem conciencias das atitudes, então não precisa ficar dando bronca porque isso é ridiculo

e você é um adolescente cara, o que está falando UHAUHAUHAUHAUAHUAHUAH que idiota

Anônimo disse...

cara... como você ler minha mente? sério!

Anônimo disse...

qual é o nome dessa musica da Kate nash?

Bárbara Tanaka disse...

Se chama "Dickhead". Está escrito no início do post!

E ficamos muito felizes com os comentários, obrigada :3

Jaaum disse...

Agora todo mundo é: anti-social, forever alone, bipolar, bissexual, sarcástico, cult, fã de beatles e adorador de café?

MODINHA

Não acho que seja modinha, só acho que tem muita gente que tem coisas em comum, oras, o que tem de mal nisso? Talvez uma ou duas realmente forçe a barra pra ficar igual e tal… Mas não é modinha gente, por favor. Agora virou moda falar que tudo é modinha? Ficar criticando tudo? Euem.

Antes ngm era assim e eu acho que agr todas as pessoas quiseram mostrar como elas são de verdade, acho que mts pessoas possui um lado bipolar. E nem são todos assim, os restartados continuam restartados, os emos continuam emos, os mulek zicaw continuam assim. Não concordo.

Anônimo disse...

Gente que fica xingando o post = a carapuça serviu bem

beijos ;)

Mariana disse...

Por um lado eu me sinto culpada, mas aí eu faço uma piadinha sobre hipsters e fica tudo bem.

Eu gosto de starbucks. Mas eu vou todo dia no starbucks, então eu meio que posso falar isso.
Não gosto de café puro, though. Tomo café para criancinhas. (mocha)
Sei lá, eu tenho um tumblr, mas só tem tosquices, hehehehe.

E, uh, é. Eu nem ligo pra essas pessoas que fumam e bebem. Eu não fico irritada, sei lá, deixa eles,, I guess.
Mas essa sou eu sendo hipócrita porque odeio gente bêbada no meu ombro hehehehe.

Eeee eu não me senti atingida porque por mais que eu tenha tumblr e vá no starbucks com a frequencia que eu respiro, eu admito que só vi breakfast at tiffany's com a audrey e de filme francês eu só vi amélie. Não saio falando pro mundo que sou a expert em audrey ou que adoro filmes franceses/

Aliás, um filme que eu não acho que seja francês mas que se passa na França é Chocolat, eu recomendo, Alph ou Babi.

Eu tinha outra coisa pra falar aqui, mas meh, nem tem muito a ver com o assunto.

O jeito que vocês colocam coisas em negrito, itálico e links coloridos me lembra muito petpages no Neopets.

Isso ficou grande, pqp.

Anônimo disse...

o menino que disse que emos continuam emos, HASAIOSHAS, ahaam cláudia senta lá, emos viraram coloridos que estão virando hipsters k

Anônimo disse...

eu assisti Amelie Poulain, e gostei '-' mas não sai dizendo que sou fã numero 1 xD e não faço a minima quem seja essa audrey! não uso twitter, mao chego a usar o orkut (putz lendo isso agora, da pra perceber que minha vida é uma merda :S)

whatever, oque eu quero dizer é que eu concordo com tudo que vc disse xD ou mais o menos :S
seila :/

Bruno disse...

cara tenho de confessar que eu adoro o seu blog, e e esse foi um dos melhores posts ever! já passei pela fase de se deixar levar por grupos e modinhas, mas confesso que foi bem curta... uma hora desencanei e percebi q sua individualidade faz quem você é! e nao há nada melhor do que poder ser você e apenas você! parabéns, continue assim, passarei a comentar agora em cada visita ^^

Anônimo disse...

emos viraram coloridos que estão virando hipsters


Apesar da grande maioria ter sido, nem todos os emos eram os "modinhas". :)

Anônimo disse...

quem gosta gosta ué, agora se pagar de hipster é uó

Fê! disse...

Esqueceu de citar super-heróis, por que cara, desde que cultura geek virou modinha tem gente que vê o filme do homem de ferro e tá se achando O FÃ MÁXIMO de quadrinhos, star wars e etc etc etc

meu irmão é assim, isso é insuportável g.g

lipihh disse...

Não vou falar nada de muito interessante, mas metade das pessoas que responderam esse post, procuraram no google o nome das atrizes/filmes/musicas/livros. :)
Olha, acho que essas coisas não são modinha.
Audrey, NUNCA vai ser modinha, eles podem até ver bonequinha de luxo (se é que eles tenham internet ou dinheiro para locar o vídeo) mas isso não os tornará fãs dela. Não aguento mais, as pessoas, em geral, são putamente influênciaveis. Talvez, reclamar das modinhas virou modinha. Aliás, o proprio nome já diz MODINHA, febre, passa. ;)
Não sei se vocês perceberam, mas o vintage, retro está muito em alta. Até lojas de departamento estão vendendo roupas agora (renner, riachuel, c&a, marisa) sim. :/
É isso.

lipihh disse...

Anônimo disse...
quem gosta gosta ué, agora se pagar de hipster é uó
----------------
VSF, pensa antes de falar.
Eu vou preso, mas mato cada fdpta que virar hipster. _|_

Postar um comentário