domingo, 28 de novembro de 2010

Literalmente: As Vantagens De Ser Invisível










leia ouvindo asleep, the smiths

Fazemos um Literalmente a cada mês, mas tá valendo. Prometemos fazer mais vezes!

Bem, eu poderia ter feitos vários posts além desse, mas queria um livro diferente, sabe? Só li por indicações de pessoas ou porque são mais conhecidos, queria ler algo por conta própria. Quer dizer, tem vezes que eu simplesmente vou a uma livraria e escolho algum livro qualquer. Foi mais ou menos parecido com "As Vantagens de Ser Invisível", apesar de eu ter achado um dos únicos exemplares à venda de Curitiba. A capa não é lá muitas coisas, mas... Vamos tentar, né?





"As Vantagens de Ser Invisível"
Stephen Chbosky


Não sei, o livro às vezes é classificado como "drama hipster", mas não curto muito rótulos. Consigo mesmo escrever de forma digna sobre ele, afinal? Provavelmente não. Mas Charlie escrevia cartas anônimas para um desconhecido sem ao menos saber se estava escrevendo bem. Também não obtinha resposta de seu destinatário - ou pelo menos não parecia -, aquele em que contava, basicamente, sua vida. Chega até a ser engraçado, talvez pelo modo de escrita um tanto infantil para um garoto de 15 anos. A questão é que não há nada com que se surpreender, porque para a sociedade em geral o livro é bobo. Pelo menos no começo. Porque enquanto você vai saboreando cada página, vai entrando dentro da própria vida do Charlie, e se apegando aos mais diversos personagens. Os quotes são muito bons, aliás. Foi o tipo de livro que devorei em um dia, mesmo sabendo que tinha coisas mais relevantes a se fazer. Lógico que ler nunca é perda de tempo, não mesmo.
Por isso, ah, isso aqui pode estar sendo extremamente desinteressante e clichê, mas acredite, também me pareceu quando comprei. Não é porque eu sou uma pervertida que gosta de ler sobre sexo e drogas all the time - que são coisas que tornam o livro mais pesado -, mas é como Skins. Você acaba se apaixonando pelo envolvimento dos adolescentes com os mesmos. Você até se identifica; a ponto de querer explodir. Uma verdadeira fonte de inspiração, desde as músicas citadas ("Asleep", do The Smiths é uma delas.) até os quotes fantásticos. E se você leu "Eu Sou o Mensageiro" e amou, com certeza vai amar "As Vantagens De Ser Invisível"... O último, aliás, se tornou um dos meus livros preferidos, se não o. Apesar que, como diz o próprio Charlie, o último livro que leio é sempre o meu preferido. Mas não acho que um dia ele vá deixar de estar entre os primeiros da lista. Daquelas que dá vontade de você dar de presente a todo mundo que você ama! [/sentimentalismo]

Enfim, acho que é isso... O livro é bem desconhecido aqui no Brasil, não será surpresa caso você nunca tenha ouvido falar dele. Já no exterior, ele é super valorizado e tal, tanto que será feito um filme com os divos Logan Lerman (Percy Jackson e o Ladrão de Raios) e Emma Watson (Harry Potter) como convidados para serem os personagens Charlie e Sam. É algo que eu gostaria MUITO, e também desejo que o livro se popularize por aí com essa resenha! Só não virem wannabe hipsters por causa dele, por favor.

9 comentários:

Anônimo disse...

Pena não ter esse na biblioteca aqui da cidade ))): Mas assim que der, vou correr atrás desse livro e de "Eu sou o Mensageiro". Fiquei com vontade de lerrrr.

Enfim, estou lendo um livro de David Baldacci que talvez você goste, Babi 8'D Chama-se Wish You Well, ou O Poço dos Desejos, em português. Conta a história de uma menina que perde o pai em um acidente de carro e vai morar com a bisa em uma casinha no campo, com o irmão mais novo. Ainda estou pela metade, mas estou gostando bastante. Quem saiba você também goste, tem umas lições legais e você fica torcendo pelos personagens e para que a mãe deles acorde do coma.

De qualquer forma, parabéns pelo blog <3

Bárbara Tanaka disse...

OWN, que linda ):
Vou dar uma olhada nesse livro depois, muuito obrigada pela dica, Minay :3

E procure os dois livros sim, tenho certeza de que vai amar <3

Natália Liz disse...

eu já li Eu Sou O Mensageiro, e amei o enredo, o jeit oque fiquei presa naquele livro, bom, já que não vai ter nada pra fazer na férias vou ler... nossa sua resenha é perfeita, deu muita vontade de ler o livro! parece otimo, obrigada pela dica, e recomende mais livros, pra férias

Mah disse...

Esse livro é lindíssimo ._.<3

Achei mágico você incluir trilha sonora no post.

Bárbara Tanaka disse...

Obrigada 100 clichês!

E sim, Mah, o livro é muito lindo mesmo. Conseguiu se tornar um dos meus livros preferidos tão... Rápido ):
Enfim, sério? Obrigada! A ideia da "trilha sonora" foi mais pra entrar no clima da leitura e tal, já que Asleep é muito citada durante o livro. Vou tentar fazer isso mais vezes, em posts que não são sobre música e não tiverem vídeos.

José A. disse...

I wanna

Anônimo disse...

valeu a dica, eu tô lendo o livro e amando. xoxo.

Unknown disse...

Já fiquei com vontade de ler pela resenha, aí você citou "Eu Sou o Mensageiro" e pronto. Não precisa falara mais nada.

O "leia ouvindo asleep, the smiths" foi muito legal..e deu pra entrar no clima do que parece ser o livro..

Obrigada pela dica.!

Bárbara Tanaka disse...

Own, obrigada Mari!
Estamos tentando colocar soundtrack nos posts agora, ~~somos modernos~~. n

E sério, eu sou apaixonada por I Am The Messenger, mas... As Vantagens de Ser Invisível é tão perfeito, e eu, particularmente, acho superior. Aposto que vai adorar! :3

Nós que agradecemos, poxa.

Postar um comentário