quinta-feira, 8 de julho de 2010

Analisando: iamamiwhoami, a diva from Hell



Ultimamente nós do blog não conseguimos parar de pensar em iamamiwhoami. Estamos obcecados e fascinados por ela, e isso não é de hoje.
Um perfil misterioso com o nome “iamamiwhoami” (I am, Am I, Who am I) foi criado no youtube no dia 04/12/2009 e apresentava vídeos com títulos numéricos random como “Prelude 699130082.451322-5.4.21.3.1.20.9.15.14.1.12” de ótima qualidade com uma mulher loira misteriosa em uma floresta e músicas bem experimentais que flertavam com synthpop.
No início todos pensavam ser Christina Aguilera divulgando seu novo álbum que ela disse posteriormente ser “eletrônico” e por estar trabalhando com vários produtores de synthpop mais alternativos. Fail, Christina apareceu com seu “Not Myself Tonight” (que é bem inferior a tudo que iamamiwhoami fez) provando que ela não era a cantora misteriosa.

Os seis primeiros vídeos são interpretados por mim como uma “Introdução a Iamamiwhoami” e se passam em uma floresta tensa com a loira sensualizando com lama e árvores, e no final de cada vídeo um animal é apresentado, como coruja e abelha.
Eis os vídeos, tenham medo:













O sétimo vídeo é o primeiro com uma musica inteira onde é possível ouvir a letra e observar melhor a loira. Seu titulo não era uma combinação de números dessa vez, e sim uma simples letra: B.
No videoclipe ela aparece coberta por plástico tocando uma doce música, ainda com uma aparência assustadora e com profundos olhos azuis. Foi aí que começaram as investigações mais sérias.
Jonna Lee, cantora indie sueca foi a principal apontado para ser iamamiwhoami graças a grande semelhança física das duas. Comparem:



Vídeos:





U-1 e U-2 parecem ser uma pequena historia sobre algum novo personagem introduzido no mundo paralelo de iamamiwhoami, nos vídeos é apresentado uma criança correndo na floresta que ao fim do primeiro cresce e encontra uma “casa de papelão”. No primeiro é mostrado esse homem manipulando um ventríloquo da loira presente nos vídeos anteriores, o que nos faz pensar que iamamiwhoami é “controlada” por esse homem, ou seja, a loira (Que todos já tem quase 100% de certeza de ser Jonna Lee) é apenas uma atriz sendo controlada pelo real dono do projeto.
Já em U-2 esse homem aparece de roupas intimas (fralda geriátrica, eu sei.) dançando e sensualizando dentro de uma caixa bizarra que se movimenta o tempo todo, notem que a musica é mais “tuntz, tuntz”.





Nessa época eu apostava todas as minhas fichas que o responsável por iamamiwhoami fosse a banda Zeigeist, porque os membros da banda adoram andar por ai de roupas íntimas, tem um visual bem bizarro e a vocalista me lembra MUITO a loira dos vídeos tanto fisicamente quanto vocalmente. Eis a imagem da banda:



Depois de U foram lançados mais dois vídeos: N e T.





T é o ultimo vídeo até agora (e para mim também é o melhor), e juntando o título das musicas se forma a palavra “BOUNT”, se você reparar no final de T ela diz “Why”/”y” o que faz todos pensarem que a próxima música se chamará “Y”.
Outro fator que aponta isso é o site “iambounty.com” que descobriram ter sido registrado por Jonna Lee.



Alguns sites e fãs já dão como certo o fato de Jonna Lee estar por trás de iamamiwhoami. Outros acreditam que ela é apenas uma “atriz” e que os verdadeiros responsáveis pelo projeto ainda são desconhecidos.
The Knife, Fever Ray e Little Boots são alguns dos nomes citados como possíveis mentores de iamamiwhoami.

Enfim, minhas apostas são que a loira dona da voz do vídeo é Jonna Lee e os produtores que idealizaram tudo isso são integrantes do Zeigeist que também é sueco e por “coincidência” rompeu no início do ano (sem contar o visual bizzaro, o integrante que está sempre de shortinho e poderia muito bem ser o cara de u-1 e u-2, o amor por animais como coruja...), ou então The Knife que também é sueco, possui um estilo bizarro e sempre teve uma vibe misteriosa.

Deixo vocês com as sementes da dúvida e da curiosidade ao som da ótima T, xx.

0 comentários:

Postar um comentário