♠
sábado, 3 de julho de 2010
Grande garoto forte e pequena garota fofa?
- por
Alph
Sim, sou um garoto e sou feminista. Decidi fazer um pequeno (?) post sobre isso aqui com o intuito de informar e compartilhar alguns destes pensamentos.
É óbvio que todos já viram e vivem essa cena muitas vezes: Desde pequenos garotos são ensinados a serem grandes e fortes, enquanto garotas são ensinadas a serem delicadas e “fofas”. Isso é passado de geração a geração, nas famílias, nas escolas, e principalmente na mídia em geral. Mamãe e Papai sempre mandando o filho comer e mostrando seu braço, incitando-o a ter músculos. Enquanto a garota é sempre guiada pela aparência sensível e uso de apetrechos.
Enquanto os meninos crescem sempre são empurrados a brinquedos rotulados como “masculinos”, ótimo exemplo é o “Max Steel”. Se trata de um boneco musculoso, que sempre salva o dia lutando contra jacarés gigantes, lulas assassinas e etc. E enquanto as meninas crescem elas são apresentadas as tão populares “Barbies”, que não passam de uma boneca peituda, loira, impossivelmente magra, delicada, que não tem grandes utilidades além de “pentear o cabelo”, “tietar o Ken”, “comprar vestidos”...
Ainda na infância garotos sempre escutam:
“Que lindo, já deve estar cheio de namoradas. Diz aí, já está namorando, Joãozinho?”
Ok, jogo dos erros na frase acima.
Primeiro: Vocês já viram falarem isso para uma garota? Eu nunca. Mas para um garoto falam com tanta “naturalidade”. Sexualizar crianças é errado, não importa seu sexo.
Segundo: Imposição da heterossexualidade ao perguntar sobre ele ter uma “namorada”.
Agora analisem as imagens abaixo:
A primeira se trata de Jaden Smith filho de Will Smith que agora é protagonista do remake de Karate Kid. Nessa imagem ele tem seu abdômen exposto e é aplaudido pela platéia e pelos apresentadores. Já na imagem do lado, uma foto pessoal de Miley Cyrus ex cantora Disney com a blusa um pouco abaixada e seu sutiã aparecendo.
A primeira imagem não teve nenhuma repercussão na mídia e pelo visto as pessoas em sua volta aprovaram, já a segunda causou enorme polêmica e estampou jornais e revistas da época. Então quer dizer que a sexualização masculina é permitida, e a feminina não?
Na grande maioria dos filmes o machismo também fica claro quando a vida das poucas personagens mulheres existentes nos filmes gira em torno de nada mais nada menos que: HOMENS. E não são poucos os filmes, que vão desde Piratas Do Caribe e Austin Powers a Toy Story e UP: Altas Aventuras.
Ou seja, tudo influi para que as mulheres sejam vistas como uma figura frágil, passiva e fútil que precisa estar sobre proteção masculina (a própria bíblia apóia muito esse pensamento, tsc), e cabe a nós mudarmos essa situação.
Espero que tenha ajudado, e até a próxima, xx
11 comentários:
"Na grande maioria dos filmes o machismo também fica claro quando a vida das poucas personagens mulheres existentes nos filmes gira em torno de nada mais nada menos que: HOMENS. E não são poucos os filmes, que vão desde Piratas Do Caribe e Austin Powers a Toy Story e UP: Altas Aventuras. "
Muito bem colocado.
Adorei Alph, e tenho que dizer que concordo com a grande maioria das suas opiniões sobre o assunto. Espero ver mais textos seus assim!
E também tem as consequências disso, acontece que como os meninos sempre foram ensinados assim, eles vão apenas se atrair pelas garotas "barbie", quando eu li o post eu lembrei de uma coisa que uma amiga minha sempre me diz (e que eu acho ridículo) "seja delicada, desse jeito ninguém vai olhar pra você, vão pensar que você é lésbica". As pessoas ligam DEMAIS pra esteriótipos, só porque eu não me comporto nem me visto como as outras não quer dizer que eu goste de meninas. Enfim, excelente post, Alph D:
Éstereótipos. É verdade, eu concordo com tudo isso. Fora que fugir do padrão de garoto forte, é ser gay. E GAY AINDA É OFENSA. Sociedade engraçada.
É muito comum chamar alguém que tem boas opiniões, gostos musicais que passam longe de funk e músicas 'todo gueto ouve' e estilo, de gay. Mas isso não os tornam mais homem do que ninguém.
Pode parecer brincadeira muitas vezes, mas chamar um garoto de 'mulherzinha' e uma garota de 'travesti' são atos realmente dolorosos para a pessoa em que o insulto foi direcionado.
O fato é: Hoje em dia para ser reconhecido como homem na sociedade, a pessoa tem que mexer com todas garotas que passam na rua sem se importar que é menor de idade ou não.
Também hoje em dia para se ser mulher, tem que frequentar 'baile funk' e descer até o chão se esfregando em todos os homens?
Não, não é isso. A sociedade precisa mudar seus conceitos.
Alph e suas grandes opiniões. Love ya!
Sim, o texto sobre feminismo foi muito bem colocado, mas há um outro fato: De uma forma feminista ou não, as mulheres apelam para o lado da sensualidade.
E o pior é o Pseudo-papel que a mídia diz que elas têm...
Como por exemplo, a mídia, as mulheres que são muito bonitinhas e fofinhas, querendo ou não tem que ter algo de sensual... Assim como as mulheres feministas.
No mundo de hoje, a mídia põe a mulher perfeita como aquela que faz várias coisas ao mesmo tempo como trabalhar, fazer as compras, cuidar da família... ( -Ah, não possamos nos esquecer do "Cuidar dos filhos" ... Ou seja, a mulher pode fazer o que quiser, desde que ela seja uma parideira? Ela pode se matar de cansaço desde que ela se mate pra cuidar dos filhos? ) E ser bonita. Ela tem que ser bonita. Eis um fato estrondoso...
Veja um exemplo, a Dilma Rouseff... A primeira coisa que disseram sobre ela é que "Ela não pode ser presidente porque não tem sex appeal."
Uma mulher que não é tão bonita não pode fazer nada porque não é bonita?
Outro exemplo mais conhecido e menos formal são os papéis que a Angelina Jolie interpreta no cinema... São personagens feministas, porém são sempre garotas bravas e sensuais com a roupa colada no corpo, que vivem dando tiros e cuja única forma de se mostrar mais fortes que os homens é vendendo seu corpo?
Sinceramente, eu não acho que exista essa coisa de "Ser feminista " ou "Ser machista"... Acho que as mulheres e homens mudaram tanto porque eles não aceitaram determinada situação. Também acho que as pessoas se apoiam muito em estereótipos para formarem suas opiniões.
O fato não é ser feminista ou ser machista. O fato é você mudar e não aceitar o que acha errado.
É assim que as pessoas mudam. É assim que o mundo muda.
Por enquanto é isso...
Sayonará, beijos. ^^
Concooooooooooooooooooooooooooooooooordo com o post todo. As mulheres, por mostrarem alguma parte do corpo são logo prostitutas, bitchies e tudo. Já nós, homens, é normal. Não tem lógica.
Concordo com a "Ai Chan".
E tenho um comentário sobre as fotos. O abdômem não é um membro sexual. Os seios são.
garoto, não se preocupe... você pode ter certeza que se um dia, algum garoto tirar a foto de um pênis, ou então uma foto de cueca branca-transparente, essa foto irá repercutir na mídia tanto quanto a foto da Miley, já que é isso que te encomoda. ;P
Seios não são membros sexuais.
Sem contar que o grande problema é que os seios da Miley NÃO estão a mostra e nessa foto ela mostra muito menos que ele. Quer outro exemplo? Aí mais uma imagem que mostra muito menos que ele e também deu muito o que falar. http://tinyurl.com/2am9upq
E para terminar, não é a questão de o que mostrou e sim da "sexualização infantil" presentes em ambas imagens.
Mas seios são estimulantes.
Miley está fazendo uma pose SENSUAL na foto. Ou então ela está bêbada, me desculpe.
Os seios dela já estão desenvolvidos, caso não percebeu. (Y)
Como assim, sexualização infantil ? Você mesmo disse que seios não são membros sexuais!!
E para terminar... #FAIL champz.
Se for assim, o abdômen também é um "estimulante", bgs.
Pose sensual, e qual o intuito do Jaden mostrando o abdômen? Sensualizando do mesmo modo. Não, não está bêbada, foi para um photoshoot.
Nem o abdômen nem os seios são membros sexuais, mas ambos foram mostrados com tal intuito. Uma dança ousada, mesmo que com uma criança lotada de roupas, também pode ser considerada "sexualização infantil".
E para terminar: Obrigado por upar o post, querido anônimo.
Postar um comentário