sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Aulas voltaram e estou indo de mal a pior. Como lidar?



WATM ajuda! Pois é, meio ano se passou e você, que passou esse tempo sem se importar com notas e aprendizagem, se vê em uma situação tensa e típica de todo estudante.

“E agora?”

Eu curso o segundo ano do ensino médio, e compartilho dos mesmos problemas e dramas de grande parte dos leitores do blog.
Você finalmente percebeu que passar um semestre inteiro sem ligar para os estudos não foi uma boa e quer recuperar, certo? Pois bem, nós do blog vamos tentar te dar aquela “mãozinha” para você dar um up em sua vida estudantil!

Atenção.

O essencial para um bom aprendizado é a atenção. Por isso é necessário fazer o máximo de esforço possível para prestar atenção no que aquele professor exigente fala durante a aula. Pois se você prestar atenção no que ele diz, provavelmente não precisará estudar tanto depois e aprenderá com muito mais facilidade.
Algumas dicas para conseguir isso são:

  • Durma bem, não vai querer que role aquela soneca durante a aula super importante de matemática, né?
  • Converse apenas no intervalo e nas trocas de professores, e se não resistir, seja rápido e não trate de assuntos que saiam da temática da aula.
  • Se alimente bem, ficar de estômago vazio (ou então cheio demais) só vai atrapalhar sua concentração.
  • Peça que seus amigos e colegas de turma te ajudem com isso e, procurem não conversar tanto durante as aulas.
  • Tenha foco, eu sei que é difícil, mas não fique encarando a saia medonha que a professora de Biologia está usando, ou então o novo corte de cabelo do colega da frente.
  • Fuja do fundão, procure ficar bem na frente da sala, assim é mais fácil ouvir e entender o que a professora está dizendo.
  • Lembre-se: Os professores adoram colocar em provas coisas que não estão no livro e no caderno, mas que foram discutidas verbalmente.

Apoio.


Sabe aquele amigo que é ótimo em Geografia? Peça para ele te ajudar, é muito mais fácil quando é alguém que você gosta e confia que está explicando. Também é válido trocar informações, você ajudando no que sabe e ele contribuindo com o que pode.
E por que não dos pais? Pode parecer estranho no início, mas familiares sempre têm o que ensinar.


Contato.

É super importante manter contato com os professores, participar da aula, ser educado e mostrar ao professor que você está interessado.
Pense, mesmo que você não vá tão bem, o professor vai saber de seu esforço e comprometimento e logo irá te dar uma forcinha. Não é ser “puxa-saco”, é ser comprometido com a escola.

Estudo.

É quase impossível aprender se você não estuda. Foi como disse acima, o tanto que precisa estudar vai depender do quanta atenção na aula você presta. Reunimos algumas dicas para melhorar seus estudos, enjoy:

  • Procure estudar no mesmo dia que aprendeu, é mais fácil de fixar o conteúdo quando ele está fresco. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
  • Não estude mais do que agüenta. Faça pequenas pausas durante o estudo para dar uma descontraída, fazer um lanche, tomar banho...
  • Não se foque em apenar memorizar, mas sim em aprender. Para isso deve entender como as coisas funcionam e como você chegou a tal informação.
  • Lugares calmos são o ideal para um bom estudo, principalmente para alunos com problema de foco. E se você cai no sono facilmente durante os estudos (eu), coloque aquela música bitch power baixinho e se jogue.

Claro que isso tudo só depende da sua força de vontade, tente pensar nos objetivos da sua vida e verá que os estudos são a maneira mais eficaz de te levar até eles. Aproveite bem esse semestre, que vai passar voando, ainda dá tempo de recuperar o tempo perdido.

xx

0 comentários:

Postar um comentário