segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Literalmente: A Invenção de Hugo Cabret

O “Literalmente” está de volta, após um bom tempo sem dica de livros, voltamos com um ma-ra-vi-lho-so que propõe um tipo de leitura completamente diferente e fascinante.
Estou falando de “A Invenção de Hugo Cabret” do escritor Brian Selznick Kubo, que eu peguei por acaso em uma biblioteca.



Eu sei que nunca devemos julgar o livro pela capa, mas foi ela que me “chamou” para pegar o livro da prateleira infanto-juvenil. O livro de 536 páginas me amedrontou um pouco, então fui ler o resumo.

O tema principal do livro é o cinema, ele passa por vários fatos e personagens reais, e acrescente a ficção. Ou seja, apesar da história não ser real, aprendi muito sobre os primeiros filmes do mundo.
No inicio do século 20, um menino de 12 anos chamado Hugo Cabret vive uma vida de desventuras, um deles é o fato de seu pai morrer bem no inicio do livro. Seu pai era um relojoeiro, e antes de morrer acha um autômato (um tipo de robô) quebrado.
E é a partir disso que o livro se desenvolve, Hugo e sua amiga Isabelle tentando resolver o mistério do autômato.
Ao decorrer da história várias coisas inusitadas acontecem, te prendendo do inicio ao fim.

Mas agora vamos ao que interessa. O grande destaque do livro, é para sua narrativa peculiar, que usa as palavras e maravilhosas ilustrações (em preto e branco) em seqüência para contar a história. Isso torna a leitura super fascinante e rápida, eu mesmo devorei o livros em poucas horas.



O livro é realmente uma obra de arte. A qualidade das imagens é incrível, algo meio que inenarrável. Essas imagens dão a cara de “filme antigo” que se adéqua perfeitamente a temática do livro.

A novidade, quer dizer, novidade para mim, fica por conta da confirmadíssima adaptação do livro para o cinema. Com direção de Martin Scorsese, e com os atores escolhidos as gravações já começaram, os protagonistas Hugo e Isabelle ficaram por conta de Asa Buterfield (O Menino do Pijama Listrado) e Chloë Moretz (dos meus amados Kick-Ass e 500 Days Of Summer). O filme que será em 3D tem previsão de estréia para o final de 2011.



xx

0 comentários:

Postar um comentário