segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sample de Florence + The Machine, e mais!



Atualmente estamos em uma febre de samples em vários blogs e sites, e boa parte disso é graças ao site whosampled.com, um site que reúne uma enorme quantidade de samples e covers.
Sinceramente, já estou cansadinho de ver os mesmos samples sempre, e decidi buscar samples dos it artistas do blog. Eis minhas descobertas:



A primeira canção de Florence + The Machine que eu ouvi, "Rabbit Heart (Raise It Up)" é na verdade um sample de "House Jam" do Gang Gang Dance!
Preparados? Então lá vai, o sample aparece aos 0:04 na música da Florence, e aos 01:03 na do Gang Gang Dance:























Já devem ter percebido que nós amamos cantoras britânicas, e lá vem outra diva. Lily Allen é nossa favorita ever, e para criar seu álbum "Alright, Still" de 2005 ela foi em busca de inspiração em vários outros artistas. Para uma das músicas mais famosas do álbum, "LDN", Allen sampleou "Reggae Merengue" de Tommy McCook & The Supersonics. Ambas são ótimas, o sample na de Lily está presente desde o início da música, e no original á partir de 0:18:























Não só as britânicas tem espaço aqui no blog, eu amo muito Gwen Stefani e No Doubt, e se eu tivesse o direito de escolher algo não saberia qual eu prefiriria: Álbum novo do No Doubt, ou álbum solo da Gwen.
A música é "Wind It Up", que sampleou "The Lonely Goatherd", canção de 1965 (de "A Noviça Rebelde", lembram?) interpretada por Julie Andrews. Fica até difícil falar o momento onde o sample começa, porque eles está presente em quase toda a música. Desde a melodia a introdução, que saudades!























Uma das bandas favoritas do blog, Muse, não fica de fora. Com “Uprising”, hit de 2009 e vencedora do Melhor Clipe com Efeitos Visuais do VMA 2010, a banda usa sample de um hit de 1982, "White Wedding" do Billy Idol!
O sample aparece em uma pequena parte na música, então é preciso prestar bastante atenção. Na do Muse acontece aos 0:25 e na do Billy Idol aos 0:08.
Aliás, apesar de ser meio leigo nessas coisas, mas "Uprising" também me lembra muito "Call Me" do Blondie (amo demais e).























Gorillaz me lembra muito minha infância, e esse sample foi o maior barraco. Isso porque Eddy Grant, o dono do original, entrou com processo na justiça contra o Gorillaz por usar sua música sem permissão.
A canção é "Time Warp" e o sample começa aos 0:13. Já em “Stylo”, o carro chefe do novo álbum do Gorillaz tem início aos 0:38.
É ou não é muito parecido?





















E para mais samples a dica é o whosampled.com, onde é só jogar o nome do artista no search e se deliciar com váarios samples. E pelo que vi, quanto mais popular o artista, mais samples ele tem.




xx

0 comentários:

Postar um comentário