terça-feira, 5 de abril de 2011

Literalmente: The Gashlycrumb Tinies








leia ouvindo shelter, the xx

"T is for TITUS who flew into bits."

Segundo meu horóscopo diário (sou de Libra, viu gente?), tenho que começar a colher frutos após uma fase tensa no último mês. Ok.
Mentira, nem acredito em astrologia e só vi meu horóscopo agora para fazer essa introdução idiota do post. Não me julguem.

Mas enfim né, o Literalmente de hoje vai ser um pouco diferente, porque dessa vez eu não tenho nenhum livro em mãos, e também nunca achei nenhuma versão traduzida, ou seja, só existe importado por aí. Não que isso afete em algo, pois a leitura é bem fácil, quando tratamos de emoções expressadas por desenhos, como em "The Gashlycrumb Tinies", do incrível Edward Gorey.



"The Gashlycrumb Tinies"
Edward Gorey


Por algum motivo, me lembra "A Series Of Unfortunate Events" (que eu preciso ler, a propósito) e "Where The Wild Things Are" (que conta com Arcade Fire na soundtrack do trailer e Karen O na do filme). Talvez pelo clima melancólico o tempo todo, e por parecer um livro infantil, mas que há um grande lado obscuro por trás da história. Sabe? Não acho exatamente que seja um livro destinado à crianças, mas quem sou eu para falar. Talvez, se julgado pela capa, passaria. Porém, o que realmente surpreende é o conteúdo, que além de sanguinário, é como se fosse algum tipo de homenagem aos personagens fictícios que jazem. Para uma pequena coletânea de versos jogados às páginas sem nenhum sentido, até que é uma obra muito artística. Eu, pelo menos, tentei me envolver em cada mini-história, tentando criar situações e memórias para cada uma das vidas. E aí, podemos chamar personagens de vida? Acho que sim, pois escritores sempre colocam um pouco de si ao escrever. Então, é um pedacinho de Edward Gorey que está sendo compartilhado conosco. Sem falar então, que toda a ficção é baseada em uma realidade (e o que não é?), por isso tenho certeza de que todos esses casos já foram vividos. Estou considerando como um minuto de silêncio para todas as almas que um dia já foram cheias de vida, é realmente ótimo para refletir. Só não se engane muito, e nem se assuste... É uma verdadeira lição de vida.

E se você não está entendendo bulhufas dessa droga que eu estou falando, eis um vídeo que um cara muito criativo (e hilário, deixou um gostinho de humor negro) fez para o livro:



É a primeira e última vez que posto livros online aqui, a magia é de fato estar com o livro nas mãos, sentí-lo; mas como não é tão acessível assim, achei interessante postar.

Espero que tenham gostado. xx

0 comentários:

Postar um comentário